Prefeitura Municipal de Guarapuava
Alunos de 78 escolas mostram suas aptidões esportivas nos Jogos Estudantis da Semana da Pátria
IMG_2626

A 34ª edição dos Jesp (Jogos Estudantis da Semana da Pátria) iniciou nesta terça-feira (25). Este ano cerca de 6.000 alunos de 78 escolas e colégios guarapuavanos participam da competição dividida em 24 modalidades. Durante a semana, estão sendo realizadas as provas de atletismo (75, 200 e 1.000 metros, revezamento 4x 75 metros, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco) e tênis de mesa. No dia 9 de setembro, às 14h, no Ginásio Joaquim Prestes, a Secretaria de Esportes e Recreação promove a abertura oficial do evento. As disputas seguem até dia 20 de setembro.

A professora de educação física, Jocelaine Conte Gniech, participa do Jesp há 18 anos. Foi atleta e agora monitora os alunos do Colégio Estadual da Palmeirinha e da Escola Municipal do Campo Vila Palmira, que participa da competição pela primeira vez. “O esporte é fundamental na vida de qualquer pessoa. As diversas modalidades dos Jesp mostram que há espaço para todos praticarem, desenvolvendo corpo e mente saudáveis”, reforça. Segundo o coordenador da 34ª edição do Jesp Guarapuava, Felipe Kurhan, a integração de várias escolas possibilita, muitas vezes, aos alunos atletas participarem pela primeira vez em uma grande competição. “O esporte só traz benefícios, um deles é a construção do aluno enquanto cidadão. Através das práticas esportivas, ele desenvolve o respeito aos demais e o espírito de equipe”, registra. Kurhan lembra ainda que, este ano, duas novas modalidades esportivas foram incluídas nos Jesp: natação e corrida de orientação.

O campeão da prova de 1.000 metros foi Gabriel de Freitas, 12 anos, do 7° ano do Colégio Visconde de Guarapuava. Ele participa dos Jesp pelo terceiro ano consecutivo que e, nesta edição, foi indicado para competir na prova de atletismo pelo bom condicionamento físico adquirido com os treinamentos no futsal. “Eu gosto de treinar corrida porque desenvolve muito a respiração e a força, então quando eu for jogar futsal eu terei mais velocidade. Eu acho que o atletismo é um esporte completo”, diz.

Para Bruno Alexandre Cordeiro, 14 anos, do 9° ano do Colégio Estadual da Palmeirinha, nos Jesp, os alunos têm a oportunidade de mostrar seus talentos. “Eu acho importante ir bem em todas as disciplinas e daí ter tempo para treinar com o objetivo de vencer”, esclarece o atleta de tênis de mesa.  Emanuele da Silva, 15 anos, do 1° ano do Colégio Rui Barbosa, participa também da modalidade tênis de mesa. “Eu participo dos Jesp há três anos. Este ano vou competir no tênis de mesa. Eu já ganhei uma medalha no xadrez e isso me motivou para sempre a querer representar meu colégio e, claro, ganhar”, conclui.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet