Prefeitura Municipal de Guarapuava
Alunos da Escola Municipal Enoch Tavares recebem atendimento odontológico especializado
ODONTO JORDÃO (4)

Ir ao dentista passou a fazer parte da rotina dos mais de 200 alunos da Escola Municipal Enoch Tavares, localizada na Vila Jordão. Desde o início do ano, as crianças recebem atendimentos odontológicos especializados, que vem mudando a realidade de cada uma delas. A iniciativa faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola), que é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação e Cultura, onde juntas realizam diversas atividades nas escolas municipais de Guarapuava. “A saúde e educação andam juntas. Por isso, sabemos que além de todo o conhecimento passado nas salas de aulas, cuidar da saúde bucal dos alunos também é importante para a qualidade de vida de cada um deles”, destacou a secretária de Saúde, Renata Brito Araújo.

Durante os atendimentos, que acontecem duas vezes por semana na ESF (Estratégia Saúde da Família), Vila Jordão, três etapas são seguidas. A primeira delas é a avaliação geral e a classificação (baixo risco; risco intermediário e risco intermediário) de cada dente. Posteriormente é feita a aplicação do flúor em todos os dentes, o que ajuda a prevenir a cárie dentária e o esmalte dos dentes definitivos, ou seja, que não são de leites. Por fim, cada aluno é designado, se necessário, a realizar atendimentos específicos, como limpeza ou microcirurgias. “Sou dentista no município há 28 anos, destes, 15 anos só no Jordão, portanto conheço toda a realidade da região. Agora, depois das melhorias na unidade, temos todos os equipamentos necessários, o que facilita nosso trabalho e aumenta a qualidade de cada atendimento realizado”, ressaltou o dentista José Antônio.

Para o aluno da 3ª série Alan Gabriel da Silveira, 07 anos, o atendimento só reforça o que ele pratica diariamente em casa. “Cuido muito bem dos meus dentes, pois sei que eles também são importantes para a saúde. Uso fio dental e procuro fazer escovação sempre depois do café da manhã, almoço e jantar. Gosto de vim até a UBS pois o dentista é muito legal e cuida muito bem de nós”, disse o aluno que recebeu os parabéns do dentista pelo ótimo cuidado com os dentes.

 De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, a iniciativa faz parte de um programa que visa atender mais unidades de ensino e posteriormente mais alunos. “Iniciamos os trabalho na Enoch, e os mesmos já apresentam ótimos resultados. Estamos em processo de adesão ao programa de saúde bucal por parte de outras escolas do município, e em poucos meses mais unidades de ensino de Guarapuava também serão contempladas com o programa”, finalizou Doraci.

 

Publicado em 09/05/2017



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet