Alunos da Escola Hipólita Nunes participam do encerramento do projeto Maria da Penha nas Escolas

15/06/2019

Nessa sexta-feira (14), os alunos do 3º ano do fundamental da Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira estiveram no cinema da Unicentro para assistir os produtos educomunicacionais produzidos por eles. Esse foi o encerramento do projeto Maria da Penha nas Escolas, desenvolvido na instituição pelo projeto de extensão Florescer: a comunicação na efetivação de Políticas Públicas para as Mulheres, da Unicentro. “O Maria da Penha nas Escolas é um incentivo para as crianças acreditarem em suas potencialidades e sonhos sem nenhum tipo de limite ou barreira. Com isso, nós conseguimos construir uma sociedade com mais perspectiva, e com certeza, a longo prazo, uma cidade menos violenta”, afirmou a secretária de Políticas para as Mulheres, Priscila Schran.

Durante cinco semanas, os alunos aprenderam brincando, sobre direitos humanos, igualdade, equidade e questões ligadas à violência contra a mulher, em oficinas desenvolvidas pelos integrantes do projeto Florescer. “Esse projeto tem sido transformador para as crianças. Através do produto educomunicacional que as crianças desenvolvem, seja desenho, música ou vídeo, eles percebem efetivamente que podem e são agentes de transformação na sociedade, começando pela casa de cada um”, explicou a coordenadora geral do Florescer, Ariane Pereira.

A Escola Hipólita Nunes de Oliveira foi a segunda a receber o projeto. “O projeto veio para somar com o trabalho que nós fazemos sobre conscientização e respeito. Eles aprenderam brincando e vão levar para o resto da vida. Para nós da escola foi gratificante”, relatou a diretora da escola, Sharonn Hartmann. “Gostei de assistir os vídeos, porque eu apareço com meus amigos. A professora foi na minha sala de aula e ensinou sobre tudo. Eu aprendi os cinco tipos de violências e que não pode fazer nada disso”, conta a aluna, Mariana Correia, de 9 anos. A próxima escola a receber as atividades é a Dalila Haenish Teixeira, também no bairro Boqueirão.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência), Centro Universitário Campo Real, Projeto Florescer e Numape (Núcleo Maria da Penha), da Unicentro.

Publicado em: 15/06/2019