Agência do Empreendedor de Guarapuava bate recorde na emissão de alvarás

15/07/2019

Você já ouvir falar em MEI? Se o seu trabalho tem faturamento de até R$ 81 mil ao ano e sua atividade se enquadra como microempreendedor individual, você pode se formalizar e obter vantagens para sua empresa. A Agência do Empreendedor de Guarapuava cadastra, em média, sete novas microempresas diariamente. De agosto de 2014 até maio de 2019, mais de 3.700 pessoas formalizaram seus negócios na cidade. E só no primeiro semestre deste ano, a agência bateu recorde na emissão de alvarás, em comparação a todo o ano de 2017. “A Agência do Empreendedor de Guarapuava já está consolidada como referência para os MEIs do município. Acredito que o número de microempreendedores continuará a crescer”, afirmou a coordenadora da agência, Ana Claudia Klosouski.

O registro como MEI regulariza a situação de profissionais informais. Sebastião de Almeida, depois de trabalhar 15 anos como empregado, decidiu abrir seu próprio negócio no ramo da borracharia. “No começo não foi fácil, era pequenininho, mas agora ampliou. Estou muito contente de trabalhar como MEI, foi uma experiência que eu aderi e deu certo. Melhorou bastante o rendimento financeiro. Consegui comprar muitas coisas só arrumando pneu, inclusive minha caminhonete”, ressaltou. Há 12 anos no mercado, Sebastião evoluiu pessoal e profissionalmente, através dos cursos oferecidos pela Agência do Empreendedor. “Na Agência me atenderam super bem, deram maior apoio e encaminharam para os cursos. Foi um aprendizado muito bom na questão de administração, como lidar com o dinheiro, organização, limpeza e atendimento”, relatou o empreendedor.

A cabeleireira, Jimara Goes Wilke, afirmou que a decisão de se cadastrar no MEI é assertiva. “São muitos os benefícios. Com CNPJ você pode ter máquina de cartão, comprar produtos, financiar uma casa, um carro ou a própria empresa com taxas menores e juros baixíssimos. Eu fiz seguro de vida e do salão. Também tem a contribuição do INSS, que posso me aposentar daqui certo tempo. Quando têm grandes eventos eu posso contratar pessoas terceirizadas, como manicure e maquiadora. Se eu não fosse MEI, não teria possibilidade de tudo isso”, exaltou a profissional. Como microempreendedora, Jimara conquistou um prêmio que tem muito orgulho. “Em 2017 me inscrevi no prêmio Mérito Empresarial e disputei com empresas de grande porte. Foi emocionante quando me chamaram e disseram que eu era MEI, a única inclusive. Tanto na formalização da minha empresa, quanto na questão do prêmio, a Agência do Empreendedor me apoiou, incentivou e instruiu”, relatou.

Além dessas diversas vantagens em ser um microempreendedor individual, estar com a empresa regularizada é essencial. Ficou interessado em se cadastrar no MEI? Procure a Agência do Empreendedor, na Prefeitura de Guarapuava, do meio-dia às 17h. O atendimento é gratuito.

Publicado em: 15/07/2019