Prefeitura Municipal de Guarapuava
Ações da Secretaria de Saúde oferecem cuidados e qualidade de vida aos guarapuavanos
Saúde_01

O sábado (29) ensolarado em Guarapuava foi um dos incentivos para que muitos guarapuavanos acordassem cedo e cumprissem um dos principais objetivos do dia: cuidar da saúde. Em vários pontos da cidade os atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde incentivaram homens e mulheres a evitar doenças e ter uma vida mais saudável. Nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), o foco era o cuidado da saúde das mulheres, com coleta de preventivo, exame que detecta o câncer de colo de útero e cadastro para a confecção do cartão SUS. “A Prefeitura está de parabéns com essa iniciativa de abrir o posto de saúde no sábado porque durante a semana não temos muito tempo para fazer esses exames que não podem ser esquecidos”, disse a dona de casa Roseli Miranda que aproveitou o plantão da UBS para fazer o preventivo.

“Fazia oito anos que eu não coletava o preventivo. Quando eu vi o cartaz anunciando o mutirão logo me conscientizei e vim fazer o exame. Agora sei que posso me sentir melhor, minha consciência está tranquila, estou cuidando da saúde”, diz a moradora do Recanto Feliz, Maria do Carmo Alves Jardim, 36 anos. De acordo com a responsável pela unidade básica do Bonsucesso, Ana Beatriz Delle Nogueira, uma equipe de 30 pessoas, entre elas, psicólogas e enfermeiras trabalharam para atender os moradores. “Quem veio até a unidade pode contar com serviços odontológicos e a prática de exercícios orientados por profissionais de educação física, além da coleta do preventivo, medição de pressão e registro para confecção do cartão SUS”, explica.

Já no centro da cidade as ações realizadas foram voltadas para livrar o mundo da fumaça. Pela manhã, os guarapuavanos puderam trocar cigarros por frutas durante a ação promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria da Faculdade Campo Real e o Sesc, no calçadão da XV. O desafio era entregar a carteira de cigarro e começar uma luta contra o vício. “A pessoa que fuma, acaba ficando dependente da nicotina com muita facilidade. Uma das dicas para ajudar o fumante na hora de parar é comer frutas e cenoura, pois por um momento esses elementos tem a eficácia de eliminar o desejo, a fissura porque o mecanismo de dependência química do cigarro é muito semelhante ao desenvolvido por outras drogas. Ao tentar deixar o vício do cigarro, o fumante tem alguns sintomas desagradáveis como ansiedade e nervosismo”, explica a coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, Fernanda Spyra Dalmaz, ressaltando que os benefícios para quem acaba parando de fumar são inúmeros. “A pressão sanguínea e o oxigênio no sangue normalizam, o paladar e olfato melhoram e a respiração se torna mais fácil, além de evitar o risco de sofrer infarto”, acrescenta Spyra.

Edilete Martins, 44 anos, acordou com o desejo de largar o vício que tinha há mais de 31 anos. A aposentada viu nas filhas e nos netos o incentivo para cuidar da saúde e poder passar mais tempo com a família, além de ter uma vida mais saudável e sem vícios. “Comecei a fumar aos 13 anos, mas hoje saí de casa com uma nova missão na minha vida e sei que vou consegui cumprir e largar esse vício. Antes eu acordava tomava café e logo acendia um cigarro de palha, eram cerca de quatro por dia. Hoje, passando pelo calçadão, vi a campanha e logo percebi que fiz a coisa certa. Vou começar o tratamento e fumar, nunca mais”, fala esperançosa a aposentada que entregou a carteira de cigarro e levou para casa fruta, água e um kit antitabagismo.

A coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, Fernanda Spyra Dalmaz também lembra que a Prefeitura de Guarapuava oferece tratamento através de terapias e medicamentos nas UBS da cidade para quem ainda não conseguiu por algum motivo abandonar o vício do cigarro. “Cerca de 87% das pessoas que passam pelo tratamento saem totalmente libertas do vício da nicotina. Vamos continuar o trabalho para que muitos guarapuavanos possam ter uma vida mais saudável e sem vícios”, finaliza.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet