Prefeitura Municipal de Guarapuava
Ação do Graer auxilia no salvamento de mais uma vida na região
graer (2)

A vítima atendida pela equipe do Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo) de Guarapuava deve receber alta nos próximos dias. A cabeleireira Sereni Aparecida Bertolin, 45 anos, sofreu um infarto agudo do miocárdio. Após receber os primeiros atendimentos em Laranjeiras do Sul, município em que reside, a paciente foi resgatada pelo helicóptero do Graer, nesta terça-feira (26), recebida pela equipe municipal do Samu e internada no Hospital São Vicente de Paulo, onde passou por uma angioplastia, procedimento cirúrgico para desobstruir a veia do coração. 

“Fui muito bem atendida em Guarapuava. Quando o médico de Laranjeiras ligou e solicitou o internamento no Hospital São Vicente as equipes já se mobilizaram, foi tudo muito rápido. Hoje, graças ao bom tratamento, tenho a chance de uma vida nova”, conta Sereni. Segundo o secretário de Saúde, Stefan Negrão, a articulação entre os municípios foi essencial. “Assim que a equipe de Laranjeiras entrou em contato conosco buscamos rapidamente uma vaga de UTI e iniciamos o procedimento de resgate aéreo. Os municípios não devem hesitar em solicitar atendimento do Graer, que está disponível para toda região. Caso não haja vaga em Guarapuava para internamento, nós tentamos em outras cidades”.

A base do Graer presta serviços de resgate aéreo (transporte de pacientes em situação de urgência e emergência e transporte de órgãos para transplante) e de segurança pública (suporte para operações policiais). Além disso, a parceria firmada com o Samu possibilita ainda que a aeronave possa atuar no transporte aeromédico.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet