Prefeitura Municipal de Guarapuava
5º Encontro da Câmara Técnica Estadual dos Combustíveis acontece em Guarapuava
camara tecnica

Nesta quarta-feira (29), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aconteceu o 5º Encontro da Câmara Técnica Estadual dos Combustíveis, promovida pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). A reunião, que acontece periodicamente em uma das 20 regionais do IAP no Estado, teve por objetivo discutir sobre os cuidados que devem ser tomados com os derivados do petróleo, como gasolina, álcool e diesel, que muitas vezes contaminam drasticamente solos e lençóis freáticos. “Para nós é muito importante sediar esse encontro, pois nossa região é extensa e precisa de atenção nesses segmentos. Somos a primeira cidade a incluir, na Câmara Técnica Estadual, engenheiros e cientista ambiental para se aperfeiçoarem e principalmente colaborarem com esse trabalho que busca um bem-estar do meio ambiente como um todo”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

Segundo o Coordenador do IAP e Presidente da Câmara Técnica Estadual dos Combustíveis, Carlos Antonio Pittom, no Paraná existem, em media, 3 mil postos de combustíveis, que são monitorados pelo instituto. “Com esse grande número de unidades, o trabalho e a atenção são redobrados, pois cada região tem um tipo de solo e lençol freático e, cada posto, uma estrutura diferente. Criamos essa câmara técnica justamente para unir forças e acompanhar mais de perto cada situação. Nossos técnicos estão trabalhando incansavelmente para prevenir essas contaminações”, enfatizou Pittom.  

Dando continuidade e aprofundamento ao assunto, nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (01), na Faculdade Guarapuava, a Secretaria de Meio Ambiente e parceiros promovem o 1º Seminário sobre Diagnóstico e Remediação de Áreas Contaminadas. O evento contará com 350 fiscais de licenciamento ambiental e empreendedores que atuam no segmento em Guarapuava e região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no primeiro dia do evento.

PROGRAMAÇÃO

30/11 (quinta-feira)

8h30: Credenciamento

9h: Cerimônia de abertura

10h30: Gestão Ambiental no município de Guarapuava (Secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Alves de Araújo)

13h30: Licenciamento ambiental de atividades com derivados de petróleo (representante da Câmara Técnica Estadual de Postos de Combustíveis e Áreas Contaminadas do IAP – João Toninatto)

15h30: Avanços da Resolução SEMA nº 032/2016 em relação à Resolução SEMA nº021/2011 sobre postos de combustíveis e áreas contaminadas (membro da Câmara Técnica Estadual de Postos de Combustíveis e Áreas Contaminadas do IAP – Chirlei Proença Moises)

1º/12 (sexta-feira)

08h30: Avaliação e Diagnóstico de Áreas Contaminadas (Geóloga DirGEO ITCG – Kátia Norma Siedlecki)

10h30: Investigação preliminar e investigação detalhada de passivo ambiental de acordo com a resolução SEMA 32/2016 (Geólogo DirGEO – Tadeu Cava)

13h30: Segurança ambiental do SASC – Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (representante da Gasmed)

Postado em 29/11/2017



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet