2ª Feira da Agroindústria Familiar segue até domingo na Praça Cleve

19/06/2015

Quem passar pela praça Cleve, a partir desta sexta-feira (19), pode conferir e experimentar as delícias comercializadas na 2ª Feira Regional da Agroindústria Familiar de Guarapuava, promovida pelas secretarias de Agricultura e de Indústria, Comércio e Turismo, com apoio do Sebrae, Area (Associação Regional da Agroindústria) e Carmug (Central das Associações Rurais de Guarapuava). “Esta iniciativa valoriza o agricultor, proporcionando geração de renda e acesso a novos mercados. Hoje, nós podemos nos orgulhar e dizer que estamos mudando a história da agricultura familiar de Guarapuava. Agora, as famílias produzem sabendo que vão comercializar, por um preço justo, direto com o consumidor”, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A edição conta com 50 expositores de Guarapuava e região, além de 33 produtores de cidades do Norte e Nordeste do Estado, como a micro empreendedora Cintia Yokohama, de Umuarama. Pela segunda vez, ela e o marido trouxeram uma linha com mais de dez sabores de biscoito sem glúten. “No evento do ano passado fiz vários contatos que permitiram a comercialização do meu produto nas redes de mercado de Guarapuava. Retornei nesta edição porque, apesar de tudo, ainda prefiro entregar meus serviços diretamente ao consumidor”, afirma Cintia. A autônoma Neuza Valério veio de Mandaguaqui, a 6 horas de Guarapuava, para expor doces caseiros que aprendeu a fazer com a avó, dona Amélia. “Esta é uma oportunidade de expandir os negócios. Eu vivo disso há 15 anos e consegui montar uma pequena empresa. É bonito ver como o público participa e nos ajuda”, comemora.

Na feira, há produtos para todos os gostos. Como doces, queijos, mel, embutidos, temperos, vinhos, chocolates, conservas, temperos, cerveja artesanal, vinhos e panificados, como os produtos do Projeto Arte em Farinha. Além disso, há variedade de massas, como o macarrão, pierogui e lasanha produzidas pela agricultora guarapuavana Edi Guimarães. “Já participo da Feira do Produtor que auxilia na renda, agora, com o resultado desta Feira da Agroindústria, quero investir na minha marca e assim vender para mais pessoas”, comenta. Para quem gosta de artesanato, há inúmeras opções de trabalhos manuais apresentados pelas mulheres do projeto Orquídea, coordenado pela Secretaria da Mulher. Além disso, estão sendo comercializadas diversas espécies de flores e plantas. Na feira, há também praça de alimentação.

“Nós demos a oportunidade e os produtores abraçaram o empreendimento. Estes são os frutos de um trabalho sério, com foco para o desenvolvimento da comunidade”, afirma o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, durante cerimônia de abertura que contou com a presença do gerente da Regional Centro do Sebrae, Joel Franzin Júnior; a representante da Carmug, Zenilda Araújo; representantes de entidades e associações, vereadores e secretários municipais. A 2ª Feira Regional da Agroindústria segue até o próximo domingo (21). A tenda com os estandes abre às 9h e funciona até 21h.