Prefeitura Municipal de Guarapuava
1º Encontro de Conscientização sobre Autismo reúne mais de 200 participantes em Guarapuava
IMG_3045

A manhã desta sábado (30) foi destinada aos debates sobre as questões que envolvem o autismo em Guarapuava. Com a iniciativa da deputada estadual Cristina Silvestri e o Conviver (Centro de Atendimento Clinico e Educacional em Autismo), o 1º Encontro de Conscientização sobre Autismo realizado no município também contou com as parcerias das Secretarias de Saúde e Educação, Faculdade Guairacá e Associação Guarapuavana Mundo Azul. “Esse primeiro encontro levanta a bandeira da conscientização e necessidade de sensibilização da sociedade civil e dos gestores públicos para a questão. A ONU estima que 1% da população mundial tem autismo. Apesar da elevada incidência o autismo é pouco debatido o que faz com que esse evento possa abrir novas portas para a discussão do tema em nossa cidade”, comentou Cristina Silvestri.

Pais e profissionais que trabalham com autistas puderam aprender mais e trocar experiências sobre o tema no evento que tratou de assuntos como a atualização sobre o autismo, revisão dos conceitos, sinais e sintomas, além do aprofundamento dos estudos sobre a causa. “O autismo deve ser tratado cedo e por isso é importante que o diagnóstico seja precoce. Porém a maioria dos diagnósticos são feitos, em média, entre os cinco e sete anos de idade. É preciso desta atenção e conscientização sobre o assunto” explica a neuropsicóloga, fundadora e diretora do Centro Conviver de Curitiba, Luciene Oliveira Vianna, que realizou uma palestra durante o evento, contando um pouco sobre sua experiência.

De acordo com a deputada estadual Cristina Silvestri, um dos principais motivos para a mobilização foi a falta de flexibilidade para tratar o autismo em Guarapuava. “As famílias tinham dificuldades com a localização de atendimento para os seus filhos e muitas vezes precisavam se deslocar até Curitiba para conseguir uma consulta. Nosso objetivo é estruturar melhor o município de Guarapuava para fortalecer o apoio às pessoas com autismo”, explica a deputada ao lembrar que “agora sabemos que podemos contar com o apoio da atual administração para realizarmos esse trabalho”, explica Cristina.

O encontro foi pioneiro em toda a região e debateu ações para capacitar profissionais da saúde e da educação, além de relatar experiências de profissionais que cuidam de crianças e adolescentes com autismo. Para concretizar a parceria do poder público municipal e buscar alternativas para fortalecer o apoio às pessoas com autismo, a secretária de Educação, Doraci Senger Luy, destacou a importância da ajuda mútua entre os órgãos que tratam do assunto. “Essa é a primeira vez que Guarapuava abre uma porta para discutir um assunto tão importante como o autismo. Vamos mostrar toda a nossa competência e beneficiar as famílias com nossos atendimentos”, comenta a secretária.

Palestrantes de várias áreas mostraram como encontraram formas de atender os autistas em cada uma delas. O encontro foi rico no que se refere a troca de experiências e divulgação de iniciativas de profissionais que se desafiaram para encontrar meios de atender os autistas com qualidade. “Essa é uma importante caminhada onde poderemos aprender mais sobre o assunto, por isso é preciso fomentar essa troca de experiências entre os profissionais”, comentou a secretária de Saúde, Renata Araújo, que também colocou todos os colaboradores da Secretaria à disposição para fortalecer a parceria.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet