Prefeitura Municipal de Guarapuava
16 guarapuavanos participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado (03)
olimpiada robotica (10)

Durante a semana, 16 alunos da rede municipal de ensino, se encontram na Optimus Escola de Criatividade e Tecnologia, em Guarapuava, para estudar e desenvolver tecnologia. Eles estão se preparando para participar da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorrerá neste sábado (03), em Ponta Grossa.

Os representantes guarapuavanos estão divididos em quatro equipes e disputarão a modalidade prática, onde devem guiar um robô em uma pista repleta de desafios, como rampas e lombadas, com o objetivo de resgatar um objeto. A aluna Camila França, 11 anos, mora no bairro Bonsucesso e vai todos os dias até a Optimus para treinar programação. “Gosto muito de robótica e acho que esse curso é muito importante para o meu futuro, porque cada vez mais a tecnologia está se desenvolvendo e eu já estou aprendendo. Estou nervosa para a Olimpíada, mas muito animada e confiante que vamos conseguir passar para a próxima fase”, afirmou Camila.

Para se preparar para a Olimpíada, os professores ensinam os adolescentes a construir e programar robôs, em aulas dinâmicas e interativas, utilizando a ciência, matemática, física, engenharia, raciocínio lógico e criatividade. “Passamos desafios durante as aulas e eles vão estudando e resolvendo os obstáculos. A expectativa principal da Olimpíada é que eles aprendam muito de programação, consigam trocar ideias com outras equipes, evoluam nas habilidades e, se possível, passem para as etapas estadual e nacional”, ressaltou o professor Vinícius Frizon Matter.

Os alunos foram selecionados a partir das melhores notas obtidas durante o ano letivo de 2018, no curso de robótica, ofertado pela Secretaria de Educação e Cultura, que ocorre no contraturno escolar na Escola Municipal Antônio Lustosa desde 2016, onde todos os alunos da rede municipal podem participar. “Eles, a partir das suas notas, conquistaram essa vaga e tiveram a oportunidade de estudar robótica por mais um ano aqui na Optimus”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Isabelle Cordova.

A Olimpíada Brasileira de Robótica ocorre desde 2007 e é considerada o maior evento de robótica da América Latina. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A competição é apoiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), MEC (Ministério da Educação) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). É coordenado de forma voluntária por um grupo de cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia de universidades públicas e particulares do Brasil.

Publicado em: 31/07/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet