11ª Conferência Municipal de Assistência Social debate as Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS em Guarapuava

20/07/2017

O Salão Nobre da Faculdade Campo Real ficou lotado nesta quinta-feira (20) para a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, evento organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” e reuniu mais de 300 pessoas que debateram e conferiram as atividades desenvolvidas na área de assistência social no município nos últimos anos. “Hoje é um dia muito importante, pois estamos reunindo servidores, autoridades e pessoas que estão empenhadas em prol de novas ferramentas, projetos e ações que proporcionem uma melhor assistência e desenvolvimento para milhares de pessoas em Guarapuava. Procuramos fazer sempre o melhor paras aqueles que estão em vulnerabilidade social em nossa cidade. Nossa secretaria é muito dedicada e determinante, com isso temos resultados concretos de que estamos fazendo a diferença na vida de muitas famílias. A conferência é sempre um sucesso, pois nos auxilia em uma melhor gestão”, ressaltou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

Durante a programação, os participantes puderam analisar e decidir as propostas voltadas para a política de Assistência Social em Guarapuava, no Paraná e também no Brasil. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rita de Cássia Tossolini, a conferência é uma excelente oportunidade para reunir os profissionais do setor e discutir a viabilidade das ações. “Reunimos representantes do poder público e da sociedade civil para colocar em pauta um assunto muito relevante para Guarapuava. É papel de todos conferir e analisar se as políticas públicas aplicadas na secretaria estão sendo realizadas da melhor forma. Viemos neste evento esclarecer tudo, além de criar novas estratégias e reconduzir as que já estão em andamento. Tudo isso tem um objetivo maior, que é atender as necessidades dos usuários locais. Sabemos que melhorar a assistência e desenvolvimento social é um desafio, mas com a ajuda de todos vamos conseguir garantir os direitos de cada cidadão em nossa cidade com muito mais qualidade”, enfatizou Rita de Cássia.

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social contou com eixos específicos de discussão:

1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

2 – Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS;

3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

4 – Legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais.

Publicado em 20/07/2017