Notícias

Merenda escolar contará com mais alimentos da Agricultura Familiar em 2016

23/02/2016

Desde o ano de 2011, produtos da Agricultura Familiar de produtores rurais de Guarapuava fazem parte da merenda escolar das crianças da rede municipal de ensino. De acordo com a diretora do Departamento de Merenda Escolar Municipal, a nutricionista Laura Maria Iatskiu Vasconcelos, na época, o município adquiria uma porcentagem pequena de produtos, um total que não ultrapassava os 4%. “Com o objetivo de aumentar a renda dos trabalhadores rurais e também garantir a qualidade dos produtos ofertados pela merenda, o investimento foi aumentando a cada ano e, em 2015, atingiu a marca de 23% do total de recursos financeiros. A nossa meta para 2016 é de 30%”, ressalta Laura.

Os agricultores fornecem aproximadamente 60 tipos de produtos, como feijão, biscoito, macarrão, pão, farinha, hortaliças, leite, ovos e frutas. “O encontro da alimentação escolar com a agricultura familiar permite que alimentos saudáveis e frescos, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos nossos alunos”, explica a diretora.

Para o agricultor familiar, a merenda escolar representa um meio importante de comercialização e geração de renda com regularidade, contribuindo para a manutenção da família no meio rural, além do crescimento e maior variedade de produção e, o estímulo ao cooperativismo e ao associativismo. A Presidente da Carmug (Central de Assistência Rural do município de Guarapuava), Zenilda Araujo, explica que o objetivo da associação é aumentar ainda mais essa porcentagem, beneficiando cada vez mais agricultores. “Antes não tínhamos um mercado fixo, que fornecesse renda aos agricultores. Hoje já são mais de 250 famílias cadastradas no programa e que fornecem alimentos para a merenda escolar do município de Guarapuava”, destaca Zenilda.

Em 2015 a merenda escolar atendeu mais de 15 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Foram, portanto, 5 milhões de refeições durante o ano. Os recursos para subsidiar a merenda são do Programa Nacional de Alimentação Escolar com investimento municipal. A previsão é que este número aumente, afinal, novos Centros de Educação Infantil iniciaram suas atividades no último dia 15. “Para o município, aumentar a participação dos agricultores no fornecimento dos alimentos da merenda significa a geração de mais emprego e renda, fortalecendo e diversificando a economia e valorizando as especificidades e os hábitos alimentares locais”, finaliza o Prefeito Municipal, Cesar Silvestri Filho.